O Sistema Campo Limpo também inspirou legislações como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), formalizada em 2010.

Há mais de 20 anos no futuro

No ano de 2021, foram celebradas as duas décadas de criação do inpEV e do Sistema Campo Limpo. Vinte anos marcados pela rápida evolução da estrutura de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas e de sua destinação ambientalmente segura, possibilitada graças a uma visão integrada de todos os elos da cadeia produtiva agrícola e do investimento contínuo em inovação.

Outro marco desses 20 anos é a antecipação à agenda de discussões setoriais e de políticas públicas, inspirando legislações como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), formalizada em 2010 com princípios como responsabilidade compartilhada, logística reversa, gestão integrada de resíduos sólidos e ecoeficiência.

Para manter seu legado e tornar esse conhecimento acessível a estudantes, profissionais e demais interessados da sociedade, foi inaugurado, em 17 de dezembro, o Museu do Sistema Campo Limpo. O espaço está sediado na nova central de recebimento de Guariba (SP), agora administrada diretamente pelo inpEV – saiba mais sobre a nova central nas páginas 30 e 33. Guariba é a cidade que recebeu a primeira central, em 1994, durante o projeto piloto que daria origem ao Sistema Campo Limpo e ao inpEV. De forma lúdica e interativa, é possível conhecer todas as etapas da operação, seus benefícios e os resultados obtidos, incluindo as primeiras campanhas de divulgação e conscientização. Também são exibidos artefatos produzidos pelos recicladores do Sistema. Um livro, em produção, vai sistematizar todo o processo de evolução da logística reversa de embalagens vazias.

Como parte das comemorações dos 20 anos, um evento realizado de forma híbrida, com celebração em São Paulo (SP) e transmissão on-line pelo canal do inpEV no YouTube no dia 14 de dezembro, relembrou as conquistas do Instituto e do Sistema Campo Limpo. Na celebração, que reuniu associados do Sistema, também foram homenageadas as pessoas e organizações de todos os elos da cadeia agrícola que ajudaram a construir essa trajetória.



O Sistema Campo Limpo também inspirou legislações como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), formalizada em 2010.

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, visita o museu no dia da inauguração.

Museu do Sistema Campo Limpo, inaugurado em 17 de dezembro de 2021. Espaço lúdico receberá estudantes, profissionais e demais interessados.