DIÁLOGO E COOPERAÇÃO MULTISTAKEHOLDER
 GRI 103-2, 103-3 

O êxito do modelo constituído ao longo de duas décadas faz do Sistema Campo Limpo referência mundial em logística reversa e exemplo de circularidade. Em 2021, o diretor-presidente do inpEV apresentou o Sistema durante uma live promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Pavilhão Brasil, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), em Glasgow (Escócia).

Já o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo e o estudo de ecoeficiência, realizado anualmente para calcular a quantidade de CO2 e que deixa de ser emitida para a atmosfera graças à atuação do Sistema, foram selecionados para compor a publicação Acordo Ambiental São Paulo – 56 cases de sucesso, lançado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) durante evento paralelo à conferência. O inpEV é um dos signatários do acordo.

O Instituto ainda participa regularmente de outros eventos e iniciativas multissetoriais. Nessas esferas, dissemina o modelo de logística reversa pioneiro no Brasil, busca influenciar positivamente outros setores e acompanha as principais discussões relacionadas à agenda global de sustentabilidade. Ao longo do ano, o diretor-presidente e outros representantes do inpEV marcaram presença em 16 lives e webinars.

FESTIVAL CONHECENDO OS ODS

No mês de agosto, o inpEV foi um dos embaixadores do festival Conhecendo os ODS, que chamou atenção para iniciativas e estratégias já implementadas no Brasil e no continente americano que endereçam as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os participantes do festival puderam acessar o jogo virtual sobre os ODS desenvolvido pelo PEA Campo Limpo.

NOVAS PARCERIAS

Em 2021, o inpEV iniciou um trabalho de cooperação com a Plataforma Global do Café, organização internacional que fomenta a cafeicultura sustentável, incluindo a proteção dos recursos naturais e a garantia de condições adequadas para produtores e trabalhadores. Técnicos da entidade concluíram o curso EAD do Sistema Campo Limpo, tornando-se aptos a repassar as informações sobre a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas aos produtores brasileiros que integram a iniciativa. Também foram organizados recebimentos itinerantes exclusivos para atender esse público.

Parcerias como essa possibilitam que o Sistema chegue a um número cada vez maior de produtores rurais, especialmente os de pequeno porte, e aumente o volume de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta. Atualmente, o Sistema alcança 94% das embalagens primárias comercializadas no país.

ENACTUS 2021

Mais uma vez, o inpEV foi um dos parceiros do Evento Nacional Enactus Brasil, da organização global que impulsiona o empreendedorismo socioambiental de universitários. As práticas ESG do Instituto e do Sistema Campo Limpo foram detalhadas em um dos painéis da edição de 2021.

Pacto Global  GRI 102-12 

O inpEV é membro da Rede Brasil do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2019 e trabalha para disseminar os seus dez princípios e os 17 ODS para seus diferentes públicos de relacionamento:

  • Empresas associadas e demais elos que compõem a cadeia agrícola;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Jovens e educadores do PEA Campo Limpo;
  • Entidades setoriais que integra, como a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  • Sociedade em geral (por meio dos eventos que participa).

Na Rede Brasil do Pacto Global, o Instituto faz parte de uma frente de trabalho dedicada ao agro sustentável. Além do pacto, o inpEV se mantém comprometido com os Termos de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará e informa, todos os anos, o atendimento às metas de destinação e abrangência de cada estado.