EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
 GRI 103-2, 103-3 

Levar educação e conscientização ambiental sempre foi um compromisso do inpEV. Aproveitando a alta capilaridade do Sistema, o Instituto enxergou a oportunidade de ir além da sensibilização dos agricultores e se estruturou para atingir outros públicos, especialmente crianças e jovens que vivem no entorno das unidades de recebimento. Assim nasceu o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, que, em 2021, alcançou a marca de 2,1 milhões de estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental impactados desde 2009.

As celebrações do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), outro evento icônico do Sistema, também trabalham fortemente a conscientização ambiental. Com a recente inauguração do museu, na central de Guariba (SP), que reúne a história do Sistema Campo Limpo, será possível compartilhar informações sobre responsabilidade socioambiental, logística reversa e economia circular a um número ainda mais expressivo de pessoas.

PEA em formato híbrido  GRI 413-1 

Para se adaptar ao período de pandemia, o PEA 2021 consolidou seu formato híbrido, distribuindo os kits pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula ou remotamente e adaptando para o ambiente virtual todos os jogos e atividades lúdicas, como o Jogo dos ODS, sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o Meu Diário de Resíduos, que estimula a reflexão do aluno sobre os resíduos sólidos gerados em sua casa todos os dias.

A plataforma virtual do programa também disponibilizou os kits pedagógicos de edições anteriores e cards com orientações para que os professores enviassem via WhatsApp aos alunos. Mesmo com os desafios impostos a educadores e estudantes nesse segundo ano de pandemia, o PEA chegou a 195,3 mil alunos em 2021.

A boa receptividade da formação a distância oferecida a professores da rede municipal de ensino de São Paulo (SP) durante o ano anterior fez com que o curso EAD “Educação Ambiental: teoria e prática pedagógica na gestão dos resíduos sólidos” fosse lançado a educadores de todo o Brasil em 2021. Dividida em quatro módulos e com 20 horas de duração, a formação foi realizada tanto por professores das escolas participantes do PEA quanto por outros educadores.

Para 2022, além de seguir disseminando os conceitos de economia circular e responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos sólidos, o programa buscará fortalecer o papel da agricultura no desenvolvimento sustentável.

BENEFICIADOS PEA



BENEFICIADOS PEA

DNCL: celebração e solidariedade

 GRI 102-3, 413-1 

As celebrações de 2021 do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) incluíram novamente uma mobilização solidária. Mais de 230 toneladas de alimentos foram arrecadadas (154 toneladas em 2020) e distribuídas a mais de 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, 96 centrais de recebimento, de 19 estados, participaram da 17ª edição do DNCL.

Além de adquirir as cestas básicas de supermercados locais, fomentando a economia dos municípios, os gestores das centrais engajaram esses estabelecimentos a divulgar a ação para seus clientes, o que potencializou a arrecadação.

De forma paralela, o inpEV firmou parceria com o Instituto Ser Mais, divulgando, durante as comunicações sobre o DNCL, o site exclusivo da entidade para a arrecadação de alimentos. Nessa frente, foi arrecadada 1 tonelada de alimentos.

A solenidade oficial do DNCL, no dia 18 de agosto, ocorreu durante a inauguração da central de Araçatuba, no interior paulista, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito do município e de outras autoridades locais e estaduais. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou virtualmente do evento.

As comemorações do DNCL incluíram, ainda, programas especiais no canal Terra Viva e a divulgação de um vídeo sobre o Sistema Campo Limpo e de uma esquete teatral voltada ao público infantil nas redes sociais do inpEV.

“Responsabilidade para agir e conversar” foi o tema da 17ª edição do DNCL.

1,3 milhão de pessoas impactadas pelos conteúdos do DNCL publicados nas redes sociais do inpEV.

CONSCIENTIZAÇÃO DE AGRICULTORES E DEMAIS STAKEHOLDERS

Parte dos conteúdos divulgados nos perfis do inpEV nas redes sociais visa conscientizar os agricultores sobre sua responsabilidade para a efetividade do Sistema Campo Limpo e reforçar boas práticas.

No ano, as publicações do inpEV no Facebook, Instagram e LinkedIn alcançaram 11,5 milhões de pessoas. Foram contabilizadas 749,5 mil reações no Facebook e 860,4 mil no Instagram. No YouTube, o canal do inpEV registrou mais de 573 mil visualizações.

27,6 mil pessoas concluíram o EAD sobre o Sistema desde 2007.

CURSO SOBRE O SISTEMA EM VERSÃO MOBILE

Para disseminar ainda mais o funcionamento do Sistema Campo Limpo, o inpEV lançou a versão para smartphone de seu curso on-line. Aberto ao público em geral (funcionários das empresas associadas e das revendas e cooperativas, agricultores, estudantes e profissionais de logística e de outros setores), 1.327 pessoas concluíram a formação em 2021.