GOVERNANÇA CORPORATIVA  GRI 102-18 

A estrutura de governança corporativa do inpEV está alinhada às melhores práticas do mercado e é formada pela Assembleia Geral de Associados, Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. A Assembleia Geral é o órgão máximo decisório, do qual participam os associados do Instituto (indústria fabricante e entidades que representam os diferentes elos da cadeia). Anualmente, ocorrem duas reuniões para a validação da estratégia do inpEV e do seu desempenho financeiro-operacional.

O Conselho Diretor é composto por representantes de cinco empresas associadas contribuintes (eleitos durante a Assembleia Geral) e das entidades associadas, além do diretor-presidente do Instituto. O órgão deve zelar pelo cumprimento do que estabelece o estatuto social do inpEV, pela proteção do patrimônio, pelo atendimento às leis vigentes e pelo estreitamento da relação entre os elos da cadeia. As entidades que representam o canal de distribuição e os produtores rurais no Conselho Diretor participam das decisões e devem replicar as deliberações para seus representados.

O Conselho Fiscal tem como principal função fiscalizar as instâncias decisórias do inpEV. Seus membros cumprem mandatos anuais. O inpEV presta contas sobre seu desempenho anualmente, em linha com as normas brasileiras de contabilidade. O processo conta com a orientação de auditores externos e é acompanhado pelo Conselho Fiscal.

A implementação da estratégia e a gestão do Instituto são realizadas pela Diretoria Executiva, liderada pelo diretor-presidente, profissional contratado e sem vínculo com as empresas associadas, que é nomeado pelo Conselho Diretor.

Modelo de governança do inpEV em linha com as melhores práticas do mercado.

Conselho Diretor – Empresas

BAYER
DOW
FMC
IHARABRÁS
SUMITOMO S.A.

Conselho Fiscal

Sipcam Nichino
ADAMA
UPL

Conselho Diretor – Entidades

Abag – Associação Brasileira do Agronegócio

Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal

Aenda – Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos

Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários

APPS – Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas

Aprosoja – Associação Brasileira dos Produtores de Soja

CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil

CropLife Brasil

OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras

Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal

INSTÂNCIAS DE APOIO  GRI 102-18 

São seis grupos temáticos, formados por especialistas e profissionais do inpEV:

  • Comitê Tributário: com a presença de consultores externos, facilita o alinhamento dos participantes do Sistema Campo Limpo sobre temas fiscais, tributários e societários.
  • Comitê de Logística: avalia medidas para aprimorar processos e tecnologias de logística reversa, no âmbito do Sistema Campo Limpo.
  • Comitê Trabalhista: debate questões relacionadas à equipe do inpEV e das demais unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo.
  • Conselho Nacional de Centrais: formado por gestores das centrais, discute demandas gerais do Sistema e divulga as melhores práticas para os conselhos regionais, atuando em apoio à administração do inpEV.
  • GT Comitê de Aprovação de Artefatos: avalia, controla e aprova a fabricação de artefatos a partir das embalagens vazias provenientes do Sistema Campo Limpo.
  • GT Comitê de Embalagens: avalia novas tendências, ciclo de vida das embalagens e as inovações do setor.

Ética  GRI 205-2 

O Código de Conduta do inpEV reúne as diretrizes de ética que devem balizar o comportamento e as práticas dos colaboradores tanto no ambiente interno quanto nas interações com o público externo (associadas, fornecedores, órgãos públicos). Também integram o documento as políticas Anticorrupção e Concorrencial.

Em 2021, a plataforma e-learning sobre o Código de Conduta foi lançada. O treinamento on-line foi disponibilizado a todos os colaboradores, e não apenas para os recém-contratados. Em dezembro, 100% dos profissionais que ocupam cargos de diretoria, gerência e coordenação haviam concluído a capacitação na plataforma. No consolidado, 86,6% da equipe foi treinada no ano. O inpEV ainda promoveu algumas palestras para o time em que aprofundou questões relacionadas a assédio moral e sexual.

Reunião do Conselho Diretor do inpEV.

PROCEDIMENTOS ANTICORRUPÇÃO  GRI 404-3 
2020 2021
% % Total
Colaboradores comunicados 46,5 37,8 124
Diretores 0,0 0,0 0
Gerentes 12,5 0,0 0
Coordenadores 10,0 5,3 1
Coordenadores/Supervisores de centrais 44,2 30,2 16
Administrativo 34,1 58,7 27
Operacional 56,9 40,0 80
Profissionais terceirizados comunicados 70,0 66,7 2
Colaboradores treinados 46,5 86,6 284
Diretores 0,0 100,0 1
Gerentes 12,5 100,0 9
Coordenadores 10,0 100,0 19
Coordenadores/Supervisores de centrais 44,2 83,0 44
Administrativo 34,1 97,8 45
Operacional 56,9 90,5 181

COLABORADORES QUE CONCLUÍRAM O TREINAMENTO SOBRE O CÓDIGO DE CONDUTA, POR REGIÃO