LOGÍSTICA
 GRI 103-2, 103-3 

A eficiência logística é imprescindível para o perfeito funcionamento do Sistema Campo Limpo. O planejamento inclui o monitoramento contínuo do desempenho das safras, de fatores externos que podem impactar a produção agrícola nas diferentes partes do país e, via Sistema de Informação de Centrais (SIC) e Sistema de Informação de Postos (SIP), dos volumes disponíveis em cada central e posto. Com base nesse conjunto de informações, o inpEV planeja e executa os deslocamentos. Há, ainda, o monitoramento em tempo real dos volumes em trânsito, sua origem e destino e o mix de materiais de cada carregamento.

Em 2021, o Sistema Campo Limpo movimentou 14.624 caminhões (10.510 de postos para centrais e 4.114 de centrais a recicladores e incineradores). Estima-se que quase 7 milhões de quilômetros tenham sido percorridos no ano, redução de 2% em relação a 2020 em decorrência de ações de otimização logística.

Para o deslocamento das centrais até os recicladores e incineradores, o inpEV adota o frete de retorno, com o mesmo veículo que leva os defensivos agrícolas da indústria para agricultores, revendas e cooperativas retornando com as embalagens vazias das centrais até os parceiros. O formato gera redução de custos para o Sistema, diminui o fluxo de caminhões nas estradas e evita emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Reuniões mensais de planejamento, que envolvem várias áreas do inpEV e o transportador parceiro, contribuem para a efetividade do modelo logístico do Sistema.

SEGURANÇA

Comprometido com a segurança também na etapa logística, o inpEV conta com procedimentos específicos para prevenir incidentes e acidentes nas estradas. Assim que o caminhão chega à unidade de recebimento, a equipe local verifica sua documentação e as condições gerais do veículo (luzes, pneus e freios, entre outras) e do motorista. Durante e após o carregamento das embalagens, também é conferido o atendimento a todas as regras de segurança.

Os caminhões que transportam materiais classificados como perigosos só podem iniciar a rota após a verificação do resultado da inspeção pelas áreas de Logística e Qualidade do inpEV. Em caso de acidentes, um comitê específico, com representantes de diversas áreas do Instituto, é acionado.