O inpEV

O Instituto promove o engajamento dos elos da cadeia, busca a eficiência e a sustentabilidade do Sistema e atua em prol da educação socioambiental.

 GRI 102-1, 102-2, 102-7 

 

Criado em dezembro de 2001 pela indústria fabricante, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é uma entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão do Sistema Campo Limpo.

Além de promover o engajamento de todos os elos da cadeia agrícola para assegurar a efetividade do modelo de logística reversa das embalagens vazias ou com sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, o Instituto se mantém comprometido com a eficiência e a sustentabilidade do Sistema e com a conscientização e educação socioambiental da sociedade.

Atualmente, o inpEV é formado por mais de 140 empresas e dez entidades representativas da indústria, dos distribuidores e dos agricultores. Com sede em São Paulo (SP), o Instituto encerrou 2021 com mais de 300 colaboradores.

Em 2021, a categoria mais significativa em volume de compras foi a de Logística, representando 35% do total.

Cadeia de suprimentos  GRI 102-9 

Para apoiar suas atividades e das centrais sob sua gestão, o inpEV conta com uma rede de 2 mil fornecedores. Desse total, 30 são fornecedores de insumos, equipamentos produtivos e serviços logísticos, enquanto 1.970 são classificados como fornecedores indiretos (máquinas e equipamentos, serviços de tecnologia da informação e suporte às atividades de comunicação e engajamento).

No ano, o Instituto consolidou diversos processos que aprimoram a gestão dos contratos e dos parceiros. Desde 2020, há um Código de Conduta específico para os fornecedores, com as premissas de integridade que devem pautar a interação com o Instituto, incluindo diretrizes de respeito aos direitos humanos, que também estão presentes na Política de Compras. Nos contratos, há cláusulas que proíbem a ocorrência de trabalho infantil e análogo ao escravo nos parceiros.

Além de gerar mais eficiência às centrais, a rastreabilidade permite o monitoramento dos fardos de embalagens vazias até seu destino final.

MISSÃO, VISÃO E VALORES  GRI 102-16 

MISSÃO

Contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, por meio da gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.

VISÃO

Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na logística reversa de embalagens vazias de produtos fitossanitários e na área de resíduos sólidos agrícolas, sendo uma referência na prestação de serviços e tornando o Sistema Campo Limpo autossustentável.

VALORES

  • Atitude integradora: é a característica de liderança do Instituto, a valorização do trabalho em equipe, a integração dos elos da cadeia e a disseminação do conhecimento.
  • Inovação: é dinamismo, empreendedorismo, criatividade e superação de desafios que posicionam o inpEV como referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
  • Integridade: é ter o comportamento pautado pela ética, respeito às diferenças, transparência em todas as ações realizadas e veracidade das informações.
  • Responsabilidade socioambiental: é a razão de ser do Instituto, que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo.
  • Segurança: é o zelo pelo bem-estar e integridade física de nossos colaboradores e de todos os envolvidos no Sistema Campo Limpo, bem como a proteção de informações e do patrimônio.